Seja bem-vindo à Lemaqui!


Esteira transportadora - Princípios de planejamento

A base para o planejamento de projeto de uma boa esteira transportadora são as características do seu material a ser transportado, a aplicação, as suas exigências em relação à instalação de transporte e às condições ambientais. Para encontrar a solução ideal para o seu processo de transporte logístico interno ou produtivo, se faz necessário atentar-se com as seguintes questões e com as condições daí resultantes para a escolha do equipamento. Dimensões do material a ser transportado na esteira.

Qual é o comprimento e a largura do material a ser transportado?

O comprimento e a largura do material a ser transportado influenciam em três fatores:

 

1 - O avanço reto: Quanto maior a relação entre o comprimento e a largura, tanto mais estável é o avanço reto. Com uma pequena relação entre o comprimento e a largura, poderão ser necessárias medidas adicionais para estabilizar o avanço reto.

2 - Comprimento de referência: Normalmente o comprimento de referência corresponde à largura do material a ser transportado + 50 mm, ou no caso de materiais grandes a serem transportados, como paletes maiores, + 100 mm. Em curvas devem ser escolhidos roletes de transporte cônicos e os seus comprimentos devem ser calculados separadamente.

3 - Distância entre os roletes: Para que o material possa ser transportado sem problemas, é necessário que a distância entre os roletes seja selecionada de modo que sempre se encontrem, no mínimo, três roletes de transporte por baixo do material a ser transportado.

Qual é a altura do material a ser transportado?

Quanto maior a altura de um material a ser transportado, em relação à sua superfície de apoio, tanto maior será o risco que tombe durante o transporte. O seguinte deve ser observado:

• Minimizar, o quanto puder, a distância entre os roletes, para assegurar um transporte com uma superfície de apoio, a maior possível.

• Evitar uma aceleração e uma frenagem muito forte.

• Em linhas com declives deverá averiguar o centro de gravidade do material a ser transportado e controlar o risco de tombar. Peso do seu material a ser transportado

O peso de transporte influencia principalmente:

• Diâmetro, distância e capacidade de carga: O peso do material a ser transportado deve ser distribuído sobre muitos roletes de transporte, de modo que a máxima capacidade de carga de cada um dos roletes de transporte não seja ultrapassada. Com isto, pode ser que seja necessário que se encontrem mais do que três roletes de transporte por baixo do material a ser transportado. Quanto maior o diâmetro do tubo, tanto maior a capacidade de carga. A capacidade de carga também é aumentada por eixos atarraxados que enrijecem adicionalmente o transportador e funcionam como travessas.

• Acionamento: São possíveis os mais diferentes acionamentos com produtos Lemaqui, que no entanto devem ser adaptados de acordo com a aplicação.

Distribuição de peso irregular no material a ser transportado:

• Basicamente o peso de um material a ser transportado/volume deveria ser distribuído o mais uniformemente possível. Quanto mais irregular a distribuição de peso, tanto mais difícil será um transporte confiável. Para paletes deve ser observado que só os roletes sob os cantos dos paletes é que carregam o peso (palete europeu). Por isto no transporte de paletes o número de roletes portantes se limita normalmente a, no máximo, quatro roletes.

https://esteiras-componentes.lojaintegrada.com.br/




Fique por dentro das novidades