Conjunto de esteiras transportadoras e plataformas de elevação hidráulica.

Conjunto de esteiras transportadoras e plataformas de elevação hidráulica.

esteiras para pallets

Com objetivo de realizar melhorias logísticas e ergonômicas.

O equipamento composto por 4 circuitos, deverá transportar pallets de até 2.000 kg em um percurso de 6 metros, a esteira será alimentada por empilhadeira elétrica patolada com operador a pé. Os pallets serão acomodados, transportados e acumulados sobre a esteira de roletes tracionados. A movimentação é determinada pelo operador que está na extremidade da plataforma, o qual irá realizar o trabalho de despaletização. O equipamento funciona atendendo uma série de regras dinâmicas, controladas por CLP – a leitura durante o percurso se dá por sensores que detectam o posicionamento dos pallets. O operador tem acesso ao painel de controle, que lhe permite:

  • Ligar / Iniciar seu circuito
  • Dar Reset
  • Chamar pallet seguinte para a plataforma hidráulica
  • Erguer a plataforma hidráulica
  • Baixar a plataforma hidráulica
  • Pressionar Emergência
  • Desligar seu Circuito

Estes eventos ocorrem somente se todas as lógicas de segurança pré-determinadas estiverem sendo atendidas.  Após a despaletização ou conferencia, o pallet vazio e devolvido ao início, através de esteira de roletes livres.

Quadros de comando:

O equipamento irá possuir 2 quadros de comando e iremos tratá-los como Conjunto 01 e conjunto 02.  Cada quadro irá possuir seu próprio CLP e inversores para controle de seus 2 circuitos.

Imagem ilustrativa do projeto completo

projeto especial, esteiras de roletes tracionados para acumulo e transporte de pallets

Medidas: Cotas que demonstram a área total necessária para instalação das esteiras para transporte e acúmulo de pallets

Medidas: Cotas que demonstram a área total necessária para instalação das esteiras para transporte e acúmulo de pallets

Esteira de Roletes Tracionados 01 – 2600 x 1150:

Esteira transportadora, para a condução do pallet composta por roletes tracionados. Movidos por moto redutor acoplado e conectados a correntes de tração. Estrutura metálica em chapas SAE-1020 com espessuras de 3,00 a 6,35 mm conforme a peça. Capacidade de carga 4000 kg em sua extensão ou 2 pallets de 2000 kg. Comprimento 2600 mm, largura útil 1150 mm. Moto redutor IBR Q063 – 50:1 – Motor WEG 1 cv – Roletes com Ø 90 mm – parede 3,00 mm – engrenagem dupla em aço – Z 14 – Correntes ASA 50 – Fallgatter – Passo 200 mm

Esteira transportadora, para a condução do pallet composta por roletes tracionados. Movidos por moto redutor acoplado e conectados a correntes de tração.
Esteira transportadora, para a condução do pallet composta por roletes tracionados. Movidos por moto redutor acoplado e conectados a correntes de tração.

Esteira de Roletes Tracionados 02 – 1400 x 1150:

Esteira transportadora, instalada sobre a plataforma hidráulica, para elevação do pallet. Composta por roletes tracionados. Movidos por moto redutor acoplado e conectados a correntes de tração. Estrutura metálica em chapas SAE-1020 com espessuras de 3,00 a 6,35 mm conforme a peça. Capacidade de carga 200 kg em sua extensão ou 1 pallet de 2000 kg. Comprimento 1500 mm, largura útil 1150 mm. Moto redutor IBR Q050 – 50:1 – Motor WEG 0,33 cv. Roletes com Ø 90 mm, parede 3,00 mm – engrenagem dupla em aço – Z 14 – Correntes ASA 50 – Fallgatter – Passo 200 mm

Esteira de Roletes Tracionados 02 – 1400 x 1150: Esteira transportadora, instalada sobre a plataforma hidráulica, para elevação do pallet. Composta por roletes tracionados

Esteira de Roletes livres 03 – 6000 x 1200:

Esteira transportadora para retorno dos pallets vazios, composta por roletes Livres. Movidos por gravidade ou condução manual. Estrutura metálica em chapas SAE-1020 com espessuras de 3,00 mm conforme a peça. Roletes Ø 60 mm – parede 2,00 mm. Possui cavaletes em tubos metalão 50×50 e 40×40 – Encaixados que permitem a regulagem de altura e inclinação. O equipamento possui guias laterais para alinhamento do pallet e batente frontal para evitar a sua queda.

Esteira transportadora para retorno dos pallets vazios, composta por roletes Livres. Movidos por gravidade ou condução manual
esteira de roletes livres

Mesa Elevatória Hidráulica – 1430 x 1350:

Mesa pantográfica hidráulica, para elevação do pallet. Com objetivo de proporcionar ao operador em uma posição favorável e ergonomicamente correta, durante o processo. Acionamento pantográfico através de cilindro com Ø 89 mm e haste de com Ø 50 mm. Unidade hidráulica de dupla ação. O equipamento é fabricado em chapas metálicas de 6,35 a 12,70 mm conforme peça. Capacidade de carga 2000 kg – Utiliza motor WEG 2 CV – Possui sanfona de proteção, que impedem o acesso ao pantógrafo.

Mesa pantográfica hidráulica, para elevação do pallet. Com objetivo de proporcionar ao operador em uma posição favorável e ergonomicamente correta, durante o processo.
Mesa pantográfica
Mesa pantográfica hidráulica, para elevação do pallet. Com objetivo de proporcionar ao operador em uma posição favorável e ergonomicamente correta, durante o processo.
Projeto cotas da mesa pantográfica

Componentes eletricos para projetos especiais de esteiras para transporte de pallets

CLP Siemens S7-1200 CPU 1214C:

O SIMATIC S7-1200 é modular, compacto e versátil. É o investimento mais seguro para uso nas mais diversas aplicaçõesO SIMATIC S7-1200 é modular, compacto e versátil. É o investimento mais seguro para uso nas mais diversas aplicações. Oferece interfaces de comunicação que atendem o mais alto padrão de exigência na indústria e possuem poderosas funções tecnológicas que os tornam parte integrante da solução mais completa para sua automação. Apresenta interface PROFINET e poderosas funções tecnológicas integradas em um projeto flexível. Isso permite uma comunicação simples e soluções eficientes para exigências tecnológicas, que são perfeitamente adequadas às necessidades de automação em uma ampla variedade de aplicações.
Modelo: 6ES7 214-1AG40-0XB0
-Alimentação : 24VDC
-Entradas Digitais : 14 x 24VDC
-Saídas Digitais : 10 x ( Transistor 0,5A )
-Entradas Analógicas : 2 x ( 0..10V )
-Portas de Comunicação : 1 x ( Ethernet / Profinet )
-Work Memory : 100 kb

Incluso entrega do programa completo para operação das esteiras

Inversores de frequência Siemens SINAMICS G120C

Inversores de frequência Siemens SINAMICS G120CUma riqueza de vantagens O conversor SINAMICS G120C é especialmente compacto, com sete tamanhos cobre a faixa de potência de 0,55 kW até 132 kW (0,75 CV até 150 CV). O SINAMICS G120C pode ser utilizado para um vasto número de aplicações – Por exemplo. correias transportadoras, misturadores, agitadores, extrusoras, bombas, ventiladores, compressores e máquinas simples de processamento. Um forte membro da família SINAMICS SINAMICS G120C pertence a família SINAMICS. Oferecendo o drive ideal para diversas aplicações, que podem ser comissionadas intuitivamente usando ferramentas padrão.

Incluso tabela de parâmetros utilizados na programação do equipamento 

O conjunto de equipamentos é fornecido com laudo NR-12

A portaria 197 da Norma Regulamentadora 12 (NR-12) do Ministério do Trabalho ampliou as exigências de segurança para a utilização de transportadores de correias. Na prática, a resolução implica em adequações tanto para fabricantes de equipamentos quanto para usuários, incluindo condições mínimas de segurança, como a utilização de proteções para evitar o contato do operador com partes rotativas ou em movimento das máquinas.  A normatização define ainda que os movimentos potencialmente perigosos dos transportadores contínuos de materiais (correias transportadoras) devem ser protegidos, especialmente nos pontos de esmagamento, agarramento e aprisionamento. Em suma, isso implica em maior proteção aos acessos dos profissionais de operação e manutenção, principalmente ao conjunto das correias, roletes e tambores.

Garantia e Plano de manutenção preventiva

A LEMAQUI Equipamentos Industriais irá garante seus equipamentos contra vícios e defeitos de fabricação pelo prazo de 1 ano a conta da data de entrega técnica. Neste período agendamos 2 visitas técnicas ao cliente para realização de preventiva nos itens:

– Mancais – reposição de graxa e aperto

– Engrenagens reposição de graxa e aperto dos roletes

– Reservatória de óleo da unidade hidráulica, Conferência e reposição.

– Inspeção das mangueiras e conectores

– Lubrificação dos pinos do pantógrafo.

As visitas são agendadas pela Lemaqui, de acordo com a disponibilidade de pessoal (dentro do sexto e decimo segundo mês após a entrega respectivamente.)

Ou antecipado em caso de garantia ou mau funcionamento em qualquer período.

Os comentários estão fechados.