Esteira Flexível Pantográfica de Roletes

Esteira Flexível Pantográfica de Roletes

esteira-transportadora-flexivel-sanfonada

A esteira transportadora auxilia nas linhas de produção, é um equipamento que efetua movimentos horizontais conforme uma esteira de roletes comum, porem com a vantagem também conseguir realizar curavas, além de expandir e encolher conforme a necessidade de layout da sua empresa.

Possui freios estabilizadoras que taravam mecanicamente os movimentos horizontais (Freios nas rodas) quando a esteira é posicionada no seu local de trabalho pode ser travada para manter o melhor desempenho. Com a esteira flexível Lemaqui você realmente faz a melhor escolha. Uma esteira mecânica de roletes livres, que possibilita a movimentação de cargas alimentar prateleiras, bancadas de peças, linhas de montagem, máquinas operatrizes, separação de pedidos, descarga de caminhões, alimentação e descarregamento de câmeras frias e containers, entre outros. Pois é um equipamento que ajuda na função ergonômica na Célula de Trabalho, auxiliando nas atividades relacionadas ao transporte de cargas onde o excesso de peso, e caminhadas por longas distâncias, podem causar danos físicos aos operadores.

Porque usar uma esteira pantográfica de roletes

Com a esteira flexível de roletes o operador não precisa mais realizar esforço físico para transportar caixas por longas distâncias. Simplesmente o operador posiciona a esteira móvel com o lavo mais alto onde a carga se encontra e o lado mais baixo no local onde quer que a carga chegue, mesmo que no percurso necessite realizar curvas, basta soltar a caixa sobre os roletes para que a esteira realize o transporte, possui regulagem de altura, e cavaletes resistentes feitos em tubos de aço carbono de 40 mm. Fácil para manobrar e regular, onde o usuário só terá que usar os puxadores metálicos para abrir o sistema pantógrafo e posicionar conforme a necessidade, garante uma operação confortável, ergonômica e facilita na produção.

As rodas são de alta resistência e com diâmetro de 4 polegadas (100 mm) todas as rodas possuem freio mecânico.

A regulagem de altura é fácil de ser realizada a qualquer momento, o cavalete possui manipulo com cabeça de 50 mm. O que facilita o aperto e regulagem de altura.

Vídeo Lemaqui – demonstração de esteira flexível de roletes

Para que serve a esteira pantográfica?

Para melhorar os processos logísticos e movimentação de caixas dentro da sua empresa, adequando o mesmo equipamento para solucionar problemas ergonômicos, tem do como prioridade a segurança a saúde e o bem-estar dos seus operadores. São vantagens exclusivas que a esteira flexível de roletes livres oferece.

Esteira de roletes com variação no comprimento

A esteira flexível de roletes efetua movimentos horizontais conforme uma esteira comum. Seu sistema de pantógrafo é montado utilizando 9 roletes por modulo, ou seja, a cada cavalete haverá uma sequência de 9 roletes, estes roletes estão dispostos de forma a abrir ou fechar individualmente. Isso permite pegar uma esteira de 10m de comprimento (10 Módulos) que possui um passo entre roletes de 110 mm, e reduzir para uma esteira de 5 m com passo de 55 mm entre roletes. Apenas um exemplo prático.

6 Características técnicas da esteira Pantográfica:

  1. O equipamento pode ser usado como esteira de roletes, esteira em curva, Mesa de Preparo ou Bancada de Trabalho.
  2. Rodas de Direção: Ø 100 mm, Naylon.
  3. Cavaletes: 40m x 40mm, aço carbono – todos os cavaletes possuem puxadores metálicos.
  4. Elevação de 1100 mm a 600 mm.
  5. Roletes: Ø 30 mm a Ø 60 mm de acordo com a operação e carga.
  6. Capas de 3,25 mm: Construída com pantógrafo robusto usando pelo menos 50% a mais de chapas, em relação a outras marcas.

4 Vantagens da esteira flexível pantográfica:

  1. Elevação e descida sem esforços físicos.
  2. A altura de elevação protege a coluna do operário. Vantagens em Detalhes:
  3. Equipamento fácil de manusear.
  4. Roletes com rolamentos, para o transporte suave e controlado das cargas.
fabricante-de-esteira-flexivel
fabricante-de-esteira-flexivel

Especificações Técnicas            

Diâmetro da RodaØ 100 mm
Altura máxima1200 mm
Altura mínima600 mm
Largura útil 400 – 500 – 600 – 800 – 1000 mm
Capacidade de carga200 kg por metro de esteira

Qual a diferença entre esteira pantográfica e esteira comum?

Esteira PantográficaEsteira Comum
Possui 1 cavalete com regulagem de altura individual a cada metro, que pode ser retraído conforme trabalho sem uso de ferramentasPossui cavaletes fixos ou necessita de ferramentas para regulagem
Possui perfil lateral composto por 36 chapas metálicas, com formato de pantógrafo a cada metroPossui perfil lateral composto geralmente por 2 Cantoneiras com furação fixa
Possibilidade de dobrar de tamanhoComprimento fixo
Possibilidade de realizar curvas e retas no menor equipamentoPossui estrutura rígida, ou curva ou reta, conforme projeto
Seu sistema pantográfico permite mudar a distância entre os roletes a qualquer momento, conforme o trabalho.Distância entre os roletes, passo fixo, conforme projeto
  

O que é ergonomia?

Pesquisa as adaptações do posto de trabalho em um contexto específico, para que os aspectos que dificultam o desenvolvimento do trabalho possam ser observados afim de buscar uma solução coerente para melhorar a qualidade de vida e da atividade laboral a ser desenvolvida pelo indivíduo. O principal foco da ergonomia é trazer, de maneira eficaz, técnicas adaptativas para facilitar as atividades diárias dos trabalhadores, trazendo maior qualidade de vida, buscando prevenir patologias que podem surgir por esforço repetitivo, melhorando o rendimento dos colaboradores junto às empresas, desenvolvendo ações que trarão benefícios para a empresa e seus colaboradores.

Detalhes importantes sobre a esteira pantográfica Lemaqui.

Estrutura metálica:
Além de possuir várias vantagens no seu funcionamento, também traz em sua estrutura. Seu acabamento é feito com Zincagem a frio – Cavaletes em tubos quadrados de 450 mm – Puxadores metálicos em todos os cavaletes

Modelos de roletes:
Nas opções de roletes suportam bastante peso e são mais resistentes que alguns modelos, e também possuem rolamento fácil. Os roletes também possibilitam o transporte de caixa plásticas que possuem o fundo irregular, (encaixes), a modelo de roletes também possibilita o transporte de caixas metálicas e cilindros. Atura máxima padrão entre eixos é de 110 mm (Porém isto pode ser alterado para mais ou para menos.

esteira-transportadora-industrial-pantografica
esteira-transportadora-industrial-pantografica

Saiba o que é “zincagem a frio” e porque é importante para a durabilidade da esteira.

A principal vantagem desse tipo de acabamento é que fica mais resistente do que a tintura comum e a peça não ficará sem cor, mesmo que muito manuseada, comprimida ou flexionada. Esta é a razão para a utilização dessa técnica, tornando a zincagem eletrostática mais resistente a arranhões, corrosão e outros tipos de danos.  O método geralmente pode deixar um acabamento espelhado liso, similar a inox, sem as manchas, escorridos, bolhas e gotejamentos que ocorrem normalmente com os métodos tradicionais de pintura líquida, que dão bastante trabalho e nem sempre oferecem o melhor resultado. Não usa tintura, também geralmente prova ser mais durável do que outras concorrentes líquidas. Além disso, o processo é considerado, uma vez que não utiliza solventes que podem evaporar ou contaminar a água de drenagem. A zincagem a frio, é um processo químico que cria uma camada de zinco, resistente, que penetra no aço carbono, gerando uma película de proteção contra oxidação e desgastes por atrito.

9 Vantagens de possuir uma esteira pantográfica

  1. Permite transportar caixas de até 100 kg sem grande esforço;
  2. Pode transportar caixas igual a uma esteira comum;
  3. Proporciona aos colaboradores da área de intra logística e ponta, trabalhar em uma postura ergonômica correta ;
  4. Reduz o tempo em que o funcionaria fica parado, ou de licença por motivos de saúde, e problemas causados por trabalhar de forma errada, no setor de expedição.
  5. Pode permanecer travada na sua faixa de altura ou inclinada; pode para em qualquer ponto, desde que este seja confortável ao colaborador.
  6. Aumenta o engajamento e a satisfação do colaborador no processo de manual de transporte e armazenamento de cargas.
  7. É um equipamento portátil e mecânico,
  8. Fácil de operar em corredores apertados;
  9. Melhor custo benefício quando comparada a outras soluções para o mesmo problema
  10. Não requer laudos NR-12, não necessita de energia elétrica para seu funcionamento.
Curva-esteira-flexivel
Curva-esteira-flexível.

Em resumo – Sobre o produto: ESTEIRA TRANSPORTADORA FLEXÍVEL

A esteira flexível, possui a característica de expandir, encolher e se curvar. Semelhante a uma sanfona. Ela transporta os materiais através de um sistema de roletes, com rolamentos. A esteira serve para transportar materiais pesados de até 100 kg, que que seja necessário a realização de esforço físico por parte do operador. A condução é livre e pode ser feita usando a força da gravidade, neste caso basta deixar a esteira inclinada, com caimento para o lado onde deseja que as caixas se deslouquem. Assim o produto irá percorrer toda a extensão da esteira flexível sem que seja necessário a interação de algum operador. Mesmo em casos onde seja necessário a realização de curvas.

Outro método de transporte que pode ser usado com a esteira flexível, seria a condução manual. Este método pode ser usado em linhas onde seja necessária a intervenção do operador, neste caso a esteira não pode ficar inclinada, deve fica na esma altura em toda a sua extensão. A condução será feita manualmente pelo operador. É importante salientar que mesmo na condução manual, por se tratar de um sistema de transporte por roletes o esforço por parte do operador é mínimo. Chegando a 5% em ralação ao peso total da carga.

Esteira-Flexivel-puxadores-metalicos
Esteira-Flexível-puxadores-metálicos
Os comentários estão fechados.