Seja bem-vindo à Lemaqui!


Bomba centrífuga - Entenda o que é e como funciona

 

A bomba centrífuga é utilizada para transportar fluidos que convertem energia cinética de rotação em energia hidrodinâmica. Essa energia, em geral vem de um motor elétrico e é controlada por um inversor de frequência.

A bomba centrífuga é comumente usada para a sucção de água, esgoto, petróleo, bombeamento na petroquímica e certos ventiladores centrífugos que são usados para integrar um aspirador de pó, por exemplo.

A função inversa da bomba centrífuga resulta em uma turbina de água, convertendo a energia potencial de pressão da água em energia mecânica de rotação. Acompanhe este conteúdo para mais detalhes sobre as utilidades da bomba centrífuga:

Entenda como funciona a bomba centrífuga

Sendo muito comuns tanto no campo quanto na cidade em obras ou operações de rotina, as bombas d’água são essenciais para o deslocamento tanto de água limpa quanto de líquidos com resíduos e esgotos. 

Na automação industrial, a bomba centrífuga é um dos principais equipamentos para a transferência de líquidos, usada em plantações, empreendimentos residenciais, industrias e diversas obras.

Seu funcionamento acontece por meio de impulsores, e o equipamento transfere energia centrífuga para o líquido. Esse processo é semelhante ao que acontece nas máquinas de lavar. Isso gera uma pressão que resulta em um fluxo de bombeamento a altas velocidades.

Conheça as vantagens da bomba centrífuga

Sabendo o que é a bomba centrífuga e como ela funciona, vamos destacar algumas de suas vantagens. Pois além de água limpa, usada nas plantações, por exemplo, a bomba centrífuga também é excelente no bombeamento de líquidos com sólidos, como resíduos industriais. 

Ela também tem uma pressão uniforme, sem pulsações, sendo importante para a constância necessária em algumas finalidades, pois se por acaso o fluxo de líquidos parar, isso pode gerar um grande probelma.

Outra grande vantagem é a opção da locação da bomba centrífuga, oferecendo um equipamento em perfeito estado com suporte em todos os momentos e em diversos lugares.

Cuidados necessários com a bomba centrífuga 

Com a bomba centrífuga é importante lembrar de sempre ter uma bomba reserva para as operações mais críticas. Além disso, nunca deixe a bomba principal ou reserva paradas por mais de 30 dias; gire o eixo ao menos uma vez por mês.

Monitore o consumo de energia mensalmente. Caso se depare com um aumento gradativo, verifique o alinhamento entre bomba e motor (se aplicável) e resolva as folgas internas. 

fora isso, tenha sempre as peças de reposição em estoque. Os manuais indicam a quantidade recomendada para cada tipo de bomba centrífuga, pois seus componentes dependem dessas trocas.

Utilidades da bomba centrífuga

Como vimos ao longo deste conteúdo, a bomba centrífuga possui diversas utilidades. Por garantia, o ideal é que a válvula de retenção seja inspecionada mensalmente. 

Ela não deve dar passagem contra o fluxo da bomba, observando também as recomendações de lubrificação do fabricante relacionados à quantidade de óleo ou graxa necessários para o seu funcionamento.

Existem diversos modelos, e funcionam de diversas formas, a base de gasolina, diesel ou eletricidade, com tensões que variam de 220, 380 ou 440V. Essas especificações dependem exclusivamente da adaptação às funções para atenderem suas necessidades.

 




Produtos Relacionados



Fique por dentro das novidades