Seja bem-vindo à Lemaqui!


Bomba de água: conheça suas funcionalidades

Bomba de água: conheça suas funcionalidades

 

A bomba de água é um equipamento útil para a transferência de água de um local para o outro. Sua principal função é fornecer energia para transportar a água ou até mesmo colocá-la, por meio da conversão da energia mecânica.

 

Atualmente, as bombas de água são máquinas usadas em projetos de transporte de água de grandes volumes. Esses equipamentos são usados na agricultura, indústria e até mesmo nas casas, condomínios e bairros.

 

Elas também podem ser usadas em piscinas com objetivo de manter a água sempre limpa e cristalina.

 

São vários os modelos de bomba d’água disponíveis no mercado. Isso porque cada um deles atende as diferentes propostas, de acordo com as necessidades dos clientes.

 

Dada a importância desse equipamento, conheça as principais funcionalidades da bomba de água.

Como funcionam as bombas de água?

 

Esse equipamento funciona por meio do giro de rotor que conta com um conjunto girante que faz o acessório puxar o líquido de um reservatório, passando por tubos e conexões até chegar a sucção (entrada da bomba).

 

Depois do líquido chegar no rotor, ele é jogado nas paredes internas da carcaça, onde ele será pressionado pela saída da bomba, conhecida como elevação ou recalque.

 

Por meio da saída da bomba o líquido é pressionado e depois conduzido a uma caixa d’água ou outro reservatório superior.

 

Dessa forma, a performance da bomba depende do número de litros por hora fornecidos, pela altura de coluna de água elevada pela bomba e a eficiência que ela tem.

Calibração das bombas de água

 

Para o funcionamento perfeito desse equipamento é necessário a devida calibração. Esses equipamentos são calibrados de duas formas conhecidas como calibração de campo e de laboratório.

 

A calibração de campo é feita por meio do uso de um calibrador de fluxo digital de leitura direta. Esse processo contempla a perda de carga devido ao meio de coleta utilizado. Esse procedimento ajuda no rápido bombeamento do rotor da bomba.

 

Já a calibração de laboratório é feito a partir do uso de acessórios conhecidos como bureta e um cronômetro calibrador.

 

A partir desta consideração o usuário consegue facilmente medir o fluxo e sua variação que atravessa a seção transversal do processo de bombeamento da água.

Manutenção da bomba

 

O processo de manutenção da bomba é feito com intuito de aumentar sua vida útil e sua resistência.

 

Essa manutenção preventiva é realizada para detectar problemas e solucionar rapidamente. Tudo começa pela verificação minuciosa, que faz a limpeza total dos componentes internos.

 

Outra tarefa dos reparos na bomba de água é a checagem no estado de conservação de todas as peças para saber se é preciso a troca de alguma delas.

 

Dessa forma, as bombas vão ser usadas por mais tempo e vão garantir mais qualidade no bombeamento da água até o outro ponto, seja um poço artesiano, ou uma piscina.

Conheça as funcionalidades da bomba de água

 

A bomba de água é um equipamento que tem a função de fornecer energia para transportar a água, por meio da conversão da energia mecânica.

 

Esses equipamentos podem ser usados tanto em poços artesianos, quanto piscinas, sendo considerado um equipamento fundamental para transferir água de um lugar a outro.

 

Ela funciona por meio do giro de rotor que tem um conjunto girante que faz a peça puxar o líquido de uma cisterna ou reservatório passando por conexões e tubos até chegar a entrada da bomba até outro recipiente.

 

Para o equipamento funcionar perfeitamente tudo depende da quantidade de litros fornecidos por hora, altura de coluna de água e a eficiência. Um dos procedimentos necessários para o funcionamento perfeito dessa bomba é a calibração.

 

Esse procedimento é dividido em dois. A primeira é a calibração de campo que usa um calibrador digital de leitura direta, ajudando no rápido bombeamento do rotor.

 

E a segunda é a de laboratório, que usa uma bureta, um cilindro graduado que junto com um cronômetro calibrador, faz a leitura do fluxo e da variação que atravessa a seção transversal do bombeamento dos líquidos.

 

Dessa forma, a bomba de água terá um excelente desempenho de uso, tornando-se um excelente equipamento para transferir água de diferentes locais.




Fique por dentro das novidades