Seja bem-vindo à Lemaqui!


Churrasqueiras Parrillas FlameBox

Churrasqueira Parrilla

É um modelo de churrasqueira gourmet, que caiu no gosto dos brasileiros e tem crescido muito no mercado atual. Ideal para obter os melhores resultados no preparo de assados e grelhados. Principalmente após a entrada no Brasil de alguns cortes especiais, tais como:

 T-Bone: O T-Bone também conhecido como bisteca, é um tipo de corte de carne bovina. Ele consiste em um osso em formato de "T" com carne dos dois lados. O lado maior é de contra filé, e o lado menor é filé mignon

 carne T-bone Grelhado parrilla

Prime Rib: É um corte de muita qualidade retirado entre a sexta e a décima segunda vértebra. O Prime Rib possui osso, o que valoriza sua apresentação e confere um sabor especial. Hoje é um corte muito aclamado pela alta gastronomia!

Prime Rib - grelhado churrasqueira Parrilla FlameBox

Chorizo: bife de chorizo foi o corte que consagrou a carne Argentina. Retirado do contrafilé, apresenta uma rica capa de gordura e marmoreio moderado, sendo ideal para ser servido ao ponto mais ou menos.

Bife de chorizo assado em uma grelha parrilla FlameBox

Tiras de costela: Tradicional corte argentino obtido da costela bovina cortada no sentido transversal aos ossos, o Assado de Tiras Swift tem textura e sabor inigualáveis, além de uma apresentação diferenciada. Por ser rápido de preparar, é uma excelente opção para servir no início do churrasco.

Tiras de costela grelhadas em uma parrilla firebox

Tomahawk: O tomahawk junta, na mesma peça, o entrecôte e a costela. Extremamente suculento e macio, tem um osso de até 30 centímetros que deixa o corte imponente na hora de servir, e ainda confere a ele um sabor único.

corte bovino tomahawk grelhado na parrilla flamebox

Medalhão de picanha: Uma carne macia e saborosa depende muito de como é feito o seu corte. É importante conhecer quais são as técnicas ideais. Assim, se você não sabe como cortar picanha, veio ao artigo certo, pois vai encontrar as dicas certeiras para uma carne perfeita.

grelhado na parrilla Flamebox

 

Obviamente é possível assar qualquer alimento em uma parrilla FlameBox®

Descubra agora mais um pouco, sobre este equipamento que vai gerar muito conteúdo para seu próximo churrasco grelhado.

Dispensando o espeto:

A parrilla dispensa o uso do espeto, uma vez que nesta modalidade vamos utilizar grelhas, chapas e até panelas.

Quais são os principais modelos de grelhas?

- Grelha argentina

grelha argentina de canaletas para parrilla flamebox

Consiste em uma grelha construída em cantoneira metálicas, que formam canaletas. Quando a gordura da carne começa a derreter, estas canaletas direcionam a gordura para um coletor. Isso impede que gordura pingue na brasa e incendeie. Sempre lembrando que não é legal que o fogo ou as chamas incidam diretamente na carne, pois este contato pode provocar uma diferença de sabor, geralmente para pior. O ideal é que a carne receba o calor da brasa, a uma altura de 15 cm, e vá cozinhando por dentro, sem perder a suculência e sem secar.

- Grelha uruguaia

grelha uruguaia em barras de aço para parrillas flamebox

A grelha uruguaia é um pouco diferente da grelha argentina, a forma construtiva é a mesma, porem são utilizadas barras maciças, quadrados ou redondos. Ou até mesmo barras chatas.

Este modelo tem basicamente 3 motivos para ser feito em barras maciças.

1 – A barra por ser maciça absorve mais calor, e no momento que a carne é colocada sobre a grelha essa transferência de calor se prolonga caramelizando as açucares da carne que se concentram na parte mais externa, a selagem da carne permite deixar aquelas marquinhas em xadrez ou listradas, com um diferencial de cor e textura um pouco mais escuro e crocante.

2 – Para carnes mais magras cuja os pingos de gordura não chegam a levantar labaredas. Apenas a fumaça da gordura com a brasa que sobe defumando a carne, dando um aroma bem diferenciado.  

- Grelha de ponto

As grelhas de selagem e de assado (como preferir), ficam a uma distância de que ira variar de 15 a 20 cm da brasa. Já a grela de ponto pode ficar de 35 a 45 cm de brasa. Quando você desejar um churrasco ao ponto ou bem passado, após selar a carne na grelha inferior você ergue a carne para a grelha de ponto, desta forma como ela já está selada, não vai mais permitir que o suco sai ou evapore. Então basta deixar alguns minutos cozinhando e homogeneizando os líquidos na grelha superior de descanso. Também é legal para assar por exemplo uma costela (Janela), que o ideal para este corte é menos calor e mais tempo, uma boa costela pode permanecer por 3hs na grela de ponto com osso para e mais 1H com osso para cima. (Experimente... vale a pena.)

- Direto na brasa

panela de chapa perfurada para assados em churrasqueiras parrilas

Hoje em dia, podemos encontrar alguns utensílios, panelas e chapas que permitem serrem depositadas diretamente na brasa. Podemos ver bastante disto no programa de TV que passa no canal GNT (Perto do fogo com Felipe Bronze) onde o apresentador mostra inúmeras receitas, depositando os alimentos direto na brasa. Este tipo de procedimento só é possível em uma churrasqueira Parrilla.

4 – Chapa – Uma chapa metálica com espessura a partir de 7mm geralmente em aço carbono natural, quanto mais grossa melhor. Ideal para fazer Hambúrguer, selar carnes, fritar baccom, tostar o pão para Hambúrguer. Cozinhar legumes, queijo coalho entre outras delicias da culinária, e por isso a churrasqueira parrilla da FlameBox® vai ser o pivô daquele churrasco gourmet incomparável que você vai fazer aí na sua casa.

O sistema de queima de lenha ou carvão das churrasqueiras parrillas é um pouco diferente das churrasqueiras convencionas. Nas churrasqueiras parrillas da FlameBox® é você quem controla a quantidade de brasa que está abaixo da grelha. Assim fica muito fácil para você fazer um assado mais lento, mais rápido, com carne ponto ou carne malpassada....

Isso porque o fogo se concentra em uma caixa lateral, enquanto vai queimando vai produzindo pequenos pedaços de brasa, e com a ajuda de um rastele (espécie de pazinha metálica), você vai controlando o calor e a intensidade em uma mesma grelha você consegue fazer carne bem ao ponto e malpassada. Como? Arrastando mais brasa para baixo da carde que você quer der mais passado. Você possui controle sobre o calor que vai colocar na carne. E isso é incrivelmente útil.

Comparando a uma churrasqueira convencional:

churrasqueiras parrillas flamebox fazem o melhor assado

Faça uma comparação com a churrasqueira convencional, e carne no espeto, não que seja rui, também é ótimo! E modéstia à parte eu faço um ótimo churrasco no espeto. Porem a brasa se concentra no fundo da churrasqueira onde o aceso para manipulação da brasa fica difícil. As vezes os pingos de gordura levantam labaredas, e lá vamos nos com uma garrafa de agua para apagar e evitar que sapeque ou queima a carne... a demora para ficar pronto, tem que virar o espeto constantemente para obter um assado mais saboroso. As vezes a churrasqueira é escura, é fixa, você não pode transportar. Enfim como já disse não é ruim, mas considero a parrila FlameBox® melhor, mais pratica e conseguimos extrair um churrasco delicioso e diferenciado.

Como são fabricadas a s churrasqueiras parrillas da FlameBox®?

Composição:

Estrutura metálica: laterais forradas com lã de rocha. Feita em chapas de aço e metalão de 30x30. As principais medidas estão no desenho a baixo, totalmente projetada. Com suas estruturas recortadas laser, feita com carinho e dedicação para quem exige qualidade e bom acabamento. Possui revestimento interno com pastilhas de tijolos refratários.

 

Grelhas: possui 2 grelhas argentinas com canaletas e coletor de gordura. Feitas em aço inox 304. E agora vem a parte boa. As grelhas possuem 30 cm de largura. Porque? Para facilitar a limpeza. Cabe certinho no tanque ou na pia. Diferente das grelhas convencionas são muito largas para lavar no tanque, você não vai se preocupar com uma grelha gigante e desengonçada, quando projetamos as grelhas da FlameBox®, pensamos principalmente em facilitar a sua vida. “Existe vida pós churrasco! ;)”

 

Fire Box: é a caixa lateral onde iremos fazer a fogueira, ela será responsável por criar o braseiro. A brasa vai caindo pela parte inferior e você vai apenas puxando aos poucos e conforme necessidade para baixo do seu assado. Ela é fabricada em capas de aço carbono com dureza 1020, com 3mm de espessura, ainda possui uma série de canaletas de barras metálicas de 8mm para formar a grade e evitar que o metal se contorça com o calor. 

fire box onde a brasa é feita

 

Tijolos refratários:

NORMA TÉCNICA

Para o material ser caracterizado como refratário não é necessário somente que resista ao calor. A ABNT NBR 8826 - Materiais refratários – Terminologia – define esses produtos como naturais ou artificiais, geralmente não metálicos, mas, não excluídos os que contenham constituintes metálicos, capazes de suportar temperaturas elevadas sem se deformarem acentuadamente e em condições específicas de utilização. O ensaio de cone pirométrico para o material ser considerado refratário deve atingir temperatura de, no mínimo, 1430 ºC (resultado corresponde a C.O. 15).

 

ESPECIFICAÇÃO

A fabricação dos tijolos refratários pode ocorrer de diferentes maneiras e, normalmente, envolve exposição da matéria-prima a temperaturas que podem chegar a até 2 mil oC. “Há um grande universo com centenas de materiais envolvidos na produção do tijolo. São usados elementos naturais, como argilas especiais, bauxita, magnesita e cromita, ou sintéticos”. Os refratários são divididos em categorias, dependendo da matéria-prima ou componente químico principal empregado em sua fabricação.




Fique por dentro das novidades