Seja bem-vindo à Lemaqui!


Conheça os benefícios das esteiras transportadoras

 

 

Em diversos setores industriais as esteiras transportadoras desempenham um papel fundamental no seu dia a dia. Isso porque ele é responsável pela movimentação de diversas cargas e insumos de um local para outro.

Esse equipamento é utilizado para mineração, levando o minério extraído para seu uso, e a construção civil, onde se aplica ao transporte dos materiais necessários até a obra, como, brita e cimento. 

A principal característica da esteira é a simplicidade na movimentação, devido a presença de polias que movem uma superfície sobre a qual faz o transporte de diversos tipos de materiais na correia transportadora.

Embora seja um equipamento que simplifica o transporte de cargas industriais, cada peça da esteira é fundamental para o seu funcionamento. E nesse texto você vai conhecer as principais características das esteiras transportadoras.

Como funciona a esteira transportadora?

Cada componente das esteiras industriais possuem uma série de características que tornam o equipamento muito mais produtivo e eficiente.

Portanto, conheça os atributos de cada peça da esteira transportadora:

Cobertura superior

Trata-se de uma cobertura frequentemente usada para esteira, devido a sua resistência a abrasão, à temperatura e a diferentes tipos de óleos. Ela tem a utilidade de cobrir e proteger a carcaça dos materiais que são transportados.

Carcaça

A carcaça da esteira transportadora é feita em poliéster ou de nylon e dips em cada uma das lonas, ajudando o equipamento a ter melhor adesão com a borracha.

Essa carcaça forma um reforço, que precisa de fibras sintéticas para resistir à tensão do transportador. As fibras sintéticas são usadas para resistir ao calor, a impactos, e dar mais equilíbrio e flexibilidade a carga.

Borracha de ligação

O principal objetivo das borrachas de ligação é interligar as camadas para dar mais adesão, estabilidade e acamamento dos materiais transportados, mantendo a integridade total, desde etiquetas transportadoras, até o estado das cargas.

Cobertura inferior

As coberturas inferiores também são feitas de borracha e tem o objetivo de proteger a carcaça da ação de atrito e abrasão dos roletes e dos tambores, semelhante a  cobertura superior.

Vantagens das esteiras transportadoras?

Em geral, as esteiras servem para transporte de diversas cargas de alto peso que não podem ser levadas pelas pessoas, tornando o processo mais seguro e evitando acidentes entre os funcionários.

Isso porque as esteiras possuem um motor elétrico que faz toda a atividade das pistas de forma automática. Essas pistas podem ser adaptadas para atender as necessidades de posicionamento da esteira, seja ela curva ou reta.

Além disso, elas são indicadas para indústrias que trabalham em larga escala e precisam de agilidade na logística, atendendo todos os padrões de produtividade industrial.

Agilize sua produtividade com as esteiras transportadoras

A esteira transportadora é um equipamento de muita utilidade no setor industrial. Isso porque ele é responsável por carregar inúmeros tipos de cargas, auxiliando na logística das empresas.

Entre os materiais suportados pela esteira estão cargas, mercadorias e insumos industriais, materiais e equipamentos de construção como brita, areia, e cimento.

Com intuito de facilitar o transporte das cargas, as esteiras são capazes de suportar o peso de cargas que não são carregadas pelas pessoas, tornando o processo de transporte mais seguro.

A principal vantagem desse equipamento é a movimentação automática, responsável por agilizar os processos de transporte e logística, aumentando a produtividade industrial.

Portanto, invista em uma esteira para sua indústria para toda logística ser ágil e eficiente.




Fique por dentro das novidades