Seja bem-vindo à Lemaqui!


Inversor de frequência: saiba o que é e como usar

O inversor de frequência é um dispositivo utilizado em indústrias de grande e médio porte. E, apesar de ser muito popular e essencial nesse nicho, ele continua sendo um aparelho cercado por dúvidas e mitos. 

Hoje, esclarecemos todas as dúvidas sobre o que é um inversor de frequência, para que serve e onde podemos utilizar esse dispositivo tão útil quando falamos de produção em grande escala. 

Então continue conosco e saiba tudo sobre o inversor de frequência e a importância dele para sua empresa. Confira: 

O que é um Inversor de frequência?

Um Inversor de frequência é um controlador que tem como principal função controlar a velocidade de um motor. O Inversor controla a tensão que é fornecida ao motor, variando sua velocidade e potência. Fácil assim! 

O Inversor de frequência é um dos dispositivos mais utilizados por empresas de grande e médio porte, por isso, ele é facilmente encontrado no mercado. Outros nomes utilizados para o Inversor são: VFD, drive ajustável da velocidade, drive CA, microdrive e drive ajustável de velocidade. 

Para que serve um Inversor de frequência? 

As aplicações para o Inversor de frequência não se limitam apenas a máquinas. É possível utilizar o Inversor em esteiras ergométricas, geradores de energia ou até mesmo em climatizadores, pois o uso desse dispositivo é diversificado e muito útil quando falamos em automação industrial

As vantagens do Inversor de frequência são inúmeras, como o aumento da produção e controle da potência do seu maquinário, assim você produz mais gastando muito menos! Mas não vamos nos limitar apenas a isso, vamos conhecer algumas vantagens desse dispositivo: 

#1. Maior vida útil ao seus equipamentos

Com o inversor de frequência seus equipamentos irão ganhar uma vida útil muito maior. Isso porque, com o inversor você ganha controle da tensão, frequência e potência do seu maquinário, evitando sobrecargas elétricas, subtensão e sobretensão. 

Isso também facilitará na hora de realizar a manutenção do seus equipamentos. Quando iniciada a operação, existe um “pico de energia” para ligar o equipamento, podendo causar defeitos ao maquinário. 

Com o inversor de frequência, o dispositivo irá controlar esse pico, iniciando assim de forma mais suave e controlada, evitando defeitos. 

#2. Segurança com economia 

Além de proteger seu equipamento, o inversor de frequência te ajuda a economizar no uso da energia. Atualmente, 65% do consumo de energia em indústrias é voltado aos sistemas de motores elétricos. 

Com a instalação do inversor de frequência, você consegue economizar até 70% desse consumo, reduzindo os custos de produção. Esse retorno começa a ser sentido em até 6 meses após a instalação do dispositivo. 

#3. Aumente sua receita 

Quando operamos os motores com a velocidade correta, reduzimos o gasto de energia, havendo menos erros e desgastes. Isso resultará em um aumento no nível de produção, e por consequência, aumentando sua receita. 

Além de reduzir os defeitos em seu maquinário e o uso da energia para o funcionamento do equipamento, você ainda aumenta a receita com o crescimento da produção. 

O Inversor de Frequência só trás vantagens para sua empresa, pois além de reduzir os problemas ele ainda pode te ajudar a faturar mais com a produção. Está esperando o que para instalar esse dispositivo e otimizar sua produção? 

 




Fique por dentro das novidades