Seja bem-vindo à Lemaqui!


O que automação industrial

A automação industrial consiste na otimização dos processos industriais por meio de sistemas automatizados. De modo geral, é uma forma de aumentar a produtividade, melhorar as condições de trabalho e simplificar operações.

Os processos automatizados facilitam a distribuição das tarefas, além de conseguirem um aumento na segurança com a eliminação de serviços considerados perigosos.

Pensando em algumas funcionalidades e ferramentas proporcionadas pela automação residencial, separamos este conteúdo com a finalidade de explicar suas vantagens e mostrar como ela beneficia a indústria. Acompanhe: 

Entenda o objetivo da automação industrial

Sabendo que o foco dessa mudança é modernizar os processos da indústria e torná-los mais eficientes, à medida que crescem em quantidade sem abrir mão da qualidade do produto é preciso aderir às mudanças.

Para isso, alguns processos humanos são transferidos, completa ou parcialmente por um conjunto de elementos tecnológicos, mantendo a segurança e levando em consideração possíveis eventualidades.

Além da mudança de processos já existentes e feitos por pessoas, algumas melhorias que ocorrerem podem alterar toda a linha de produção. 

Um grande exemplo disso é a implementação da placa de arduino no processo industrial. A placa foi desenvolvida para controlar qualquer  equipamento sem a necessidade de cabos após ser programada, possibilitando a continuidade do serviço de aparelhos e máquinas.

Conheça as vantagens da automação industrial

A automação industrial possibilita um grande crescimento para o segmento. As indústrias utilizam aparelhos geradores de energia que, cada vez mais, exigem máquinas e sistemas automatizados.

Por isso, para a estabilidade na realização dessas atividades, existem aparelhos específicos para cada tarefa. O servomotor, por exemplo, é uma máquina desenvolvida para realizar um movimento previamente programado.

Anteriormente os processos dependiam da junção de vários processos diferentes administrados separadamente. Por meio da automação industrial, é possível controlar os sistemas simultaneamente, dividindo-o em duas partes. São elas:

Operacional

Na automação industrial, a parte operacional é responsável pelos sistemas que atuam diretamente nos processos, unindo todos os elementos que fazem com que a máquina se movam. 

Ou seja, essa parte é composta por acionadores, motores, cilindros, compressores, válvulas, pistões, sensores e etc.

Controle

O controle lida com a parte de programar o sistema. O grande volume de dados a serem administrados ao mesmo tempo passou a ser um processo mais simples com a automação industrial, por meio de softwares específicos para isso.

Essa parte é considerada o cérebro de toda a operação industrial que, além de cuidar de todas as máquinas, é possível administrar tudo ao mesmo tempo, reconhecendo os dados que entram e saem. 

Impacto da automação industrial

O setor industrial é extremamente disputado e exigente em relação aos próprios processos internos. Isso Significa que, com o tempo, algumas alterações são necessárias, e a automação industrial é uma delas. 

Além de uma forma de otimizar e trazer mais segurança para a linha de produção, essa automatização nos processos possibilita uma organização melhor para a indústria.

Por todas as transições que ocorrem, ao longo deste conteúdo destacamos alguns pontos que explicam as vantagens da automação industrial.

Por meio dela, sua indústria consegue melhorar os processos e, dessa forma, alcançar melhores resultados, mantendo a qualidade e eficiência nas linhas de produção.




Fique por dentro das novidades