Seja bem-vindo à Lemaqui!


Saiba os cuidados necessários para a sua indústria

 

Um dos grandes geradores de emprego, novos produtos, valores e tecnologias, é a indústria. Mas para que ela continue a atuar de maneira eficaz, alguns cuidados são essenciais. 

Neste artigo, queremos apresentar alguns pontos que são de suma importância para esse mercado, os quais, empregadores, empregados e todos que têm acesso à indústria precisam ter para mantê-la em ordem. 

As manutenções necessárias

Quando o assunto são máquinas é preciso ter uma atenção especial. Em relação as manutenções, é sempre melhor realizá-las de forma preventiva, ou seja, antes que apresentem algum tipo de problema. 

Isso é importante, pois, evita-se que as máquinas precisem ser paradas por muito tempo, prejudicando o processo de produção. 

No entanto, se acontecer de algum problema surgir, é preciso contar com o auxílio de profissionais especializados para cuidar das máquinas da maneira correta. 

Existem empresas terceirizadas que podem fazer isso, mas há também, indústrias que contam com esse tipo de trabalho de forma interna. 

Mas não são somente as máquinas que precisam de cuidado e manutenção. Toda parte elétrica também precisa estar sempre em dia. 

Ar condicionado, ventilações, todas as lâmpadas, geradores de energia, são alguns dos outros elementos industriais que precisam sempre de atenção.

Água tratada

Como a grande maioria das indústrias contam com água em seu processo de produção e também para o consumo de todas as pessoas presentes no ambiente, é necessário que ela seja tratada. 

Por isso, contar com uma estação de tratamento de água é fundamental. O tratamento pode ser feito para a correção de questões como odores, sabores, cores, eliminação de vírus, bactérias, entre outros.

Alguns tipos de trabalhos e suas necessidades

E para que a compreensão fique ainda melhor, vamos explicar um pouco dos cuidados que são fundamentais nos mais diferentes tipos de segmentos industriais. 

A começar pelo cuidado com grandes cargas em indústrias. É muito comum vermos filme stretch envolto de carregamentos, mas qual é a importância disso? A violação do material é um dos primeiros fatores, além do clima e também da organização.

As camadas do filme conseguem realizar a proteção dos produtos de modo que fatores externos não os prejudique. O filme pode parecer muito fino e sensível, mas quando utilizado da maneira certa, deixa a carga protegida. 

Uma outra dica que podemos te dar, gira em torno das indústrias de baú refrigerado, por exemplo, como cuidar bem dele. Trata-se de um equipamento extremamente importante.

Por ser um utensílio utilizado em caminhões, é preciso tomar alguns cuidados para que a durabilidade do báu, seja grande. 

Evitar passar por buracos em alta velocidade, transportar cargas que sejam de fato compatíveis com o baú, realizar limpezas apropriada, manutenção preventiva, são alguns do itens que ajudam a manter o baú em dia. 

Toda empresa precisa de cuidado

Como vimos alguns exemplos anteriormente, todo tipo de empresa precisa de cuidados e manutenções para que consiga continuar a produzir de uma maneira eficaz.

E além disso, é preciso também se preocupar com a segurança do local e das pessoas. Equipamentos de proteção individual, cursos, palestras e treinamentos de segurança do trabalho são essenciais. 

Tenha sua empresa e seus funcionários bem cuidados, e dessa forma, uma produção eficiente por muito tempo.


Esse artigo foi escrito por Fernanda Silva, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.




Produtos Relacionados



Fique por dentro das novidades