Seja bem-vindo à Lemaqui!


Veja como o endomarketing pode melhorar a produtividade na sua indústria

Você sabe o que é endomarketing? Essa estratégia pode ser muito importante para várias indústrias, e sua finalidade principal é melhorar a imagem da empresa internamente por meio de campanhas voltadas para os colaboradores.

O seu foco é manter toda a equipe motivada, e dessa maneira, diminuir a rotatividade do quadro de funcionários. Essa troca constante reduz o engajamento e prejudica o trabalho da equipe.

De maneira geral, não ter conhecimento sobre os procedimentos da empresa ou como as suas ações impactam o coletivo são os principais desmotivadores. 

Cerca de 65% dos funcionários que pediram o desligamento do seu antigo trabalho o fizeram por não se sentirem devidamente reconhecidos dentro da empresa, segundo pesquisa da Gallup.

Tendo isso em mente, preparamos este conteúdo para te explicar o que é endomarketing e mostrar como essa estratégia, aliada a uma boa gestão empresarial, podem trazer mais resultados para indústria. Confira!

Entenda como o endomarketing funciona

Endomarketing refere-se a um conjunto de ações tomadas com o objetivo de melhorar a imagem da empresa entre os colaboradores. Garantir a satisfação e reduzir a troca de funcionários melhora o ambiente de trabalho.

Normalmente, as ações do setor de marketing nas empresas e indústrias é responsável por promover a marca para o seu público-alvo, não é? No caso do endomarketing esse público se encontra dentro da própria empresa.

Assim como um comercial de caminhão procura gerar desejo dos consumidores, o endomarketing trabalha para que os colaboradores se sintam atraídos e engajados pelos processos da empresa, desde a criação do projeto, bem como a montagem do veículo e colocação de cada peça, como cardan de caminhão, e entrega do produto pronto. 

A toyota é um grande exemplo da utilização do endomarketing! As suas ações de divulgação interna tem a finalidade de trabalhar o relacionamento com os colaboradores de forma positiva, buscando ser uma referência nessa área.

Após a contratação de um novo colaborador, a pessoa passa por um processo de treinamento durante 5 meses, aprendendo sobre a cultura da Toyota e tudo o que envolve a produção dos carros.

Dessa maneira, o colaborador inicia os trabalhos completamente integrado às rotinas da empresa e se sente parte ativa da equipe, se dedicando às suas atividades.

Veja as vantagens de se trabalhar com endomarketing

Inicialmente, para aplicar a estratégia de endomarketing é necessário compreender o seu funcionamento, mas adianto que todos os negócios podem utilizar!

Por exemplo, se você comercializa manutenção aquecedor a gás, possui um setor de atendimento e vendas, não é mesmo? Por isso precisa manter essa equipe motivada, sendo o endomarketing uma boa forma de fazer isso. Seus serviços podem trazer os seguintes benefícios: 

Motivação contínua dos colaboradores

O endomarketing é uma grande ajuda na motivação dos funcionários. Isso deve-se porque, com constantes divulgações internas de projetos a empresa se mostra aberta à ideias e melhorias dos funcionários. 

Isso faz com que os colaboradores se sintam mais felizes, tornando o ambiente profissional mais agradável.

Otimização na produtividade

Essa motivação impacta diretamente na produtividade. Isso porque, um ambiente de trabalho onde os colaboradores estão satisfeitos faz com que executem suas tarefas da melhor maneira, se mantendo proativos e buscando resultados. 

Pensando no setor de vendas, essa pode ser a resposta de como vender mais e atingir novos clientes, por exemplo.

Redução na troca de funcionários

Funcionários satisfeitos com o ambiente profissional trabalham sem pretensão de deixar o local. As práticas de endomarketing reduzem essa rotatividade e mantém a equipe inserida no ambiente profissional. 

Dessa forma, o colaborador passa a pensar não só em salário, mas na sua importância na empresa como um todo.

Qualidade no ambiente de trabalho

Em todos os cargos e funções existem os momentos estressantes do trabalho. Porém, algo que não pode ser uma preocupação para os colaboradores é o ambiente profissional.

Por essa razão, um local que se preocupa com a saúde mental dos funcionários é mais agradável e reduz o stress que ocorre naturalmente nos escritórios.

Tenha mais resultados na sua indústria

Como vimos ao longo deste conteúdo, o endomarketing é uma das melhores maneiras de elevar a produtividade na indústria. As ações buscam engajar os funcionários por meio de propagandas internas.

Essa ação reduz a rotatividade de funcionários e os mantém motivados em seus ambientes profissionais, algo que como consequência, cria um ambiente de trabalho mais saudável e focado na produção de todos. 

Entendendo os conceitos do endomarketing, o que acha de aplicá-lo na sua indústria? Essa estratégia ajuda na imagem interna e deixa os colaboradores felizes, resultando em um desempenho maior e consequentemente melhores resultados.

Este artigo foi escrito por Matheus Alexandre, criador de conteúdo do Soluções Industriais.




Produtos Relacionados



Fique por dentro das novidades