Paletizadora Envolvedora de Paletes Automática

Faça seu orçamento agora mesmo
ou entre em contato agora mesmo
(51) 9 9998-9439
Para visualizar o valor é necessário identificação.
Nome*
E-mail*
Telefone

Obs.:

Paletizadora - Envolvedora de Paletes – Filme Stretch

A Máquina Paletizadora tem como função o envolvimento de produtos em palete, com agilidade e de forma simples o plastifica com filme stretch. Seu funcionamento é prático e fácil e pode esticar o máximo que o plástico permitir, em alguns casos chegando a 300%. Trazendo inúmeros benefícios a sua empresa.

A Paletizadora automática é a escolha certa para padronizar o estrechamento de paletes a um custo baixo, o número de votas do plástico stretch na base e no topo do palete. Com a utilização da Máquina Paletizadora Envolvedora de Paletes, seus produtos ficarão protegidos contra adversidades no transporte, mantendo a carga  bem firme, sem o risco da mercadoria tombar durante o trajeto.  Solicite um orçamento no formulário a cima.

 

Abaixo colocamos um resumo dos modelos que possuímos.

 

Paletizadora Modelo: PLTZ-Compac

O modelo COMPAC é indicado para cargas leves, e até 1500 kg. É uma máquina de baixo custo e de alto benefício. É fornecida em três alturas diferentes, 1500mm e 2000mm. Este modelo possui detector de altura mecânico, ou seja é vantajoso para empresas que possuem grandes lotes de paletes na mesma altura. O sistema de estiramento de plástico é mecânico e também não irá exigir a atenção constante do operador.

Paletizadora Modelo: PLTZ-Work

O modelo WORK é indicado para cargas consideradas mediana de até 2000 kg. É uma máquina de baixo custo e de alto benefício. É fornecida em três alturas diferentes, 1500mm, 2000mm e 2500mm. Este modelo possui detector de altura automático, ou seja detecta automaticamente paletes com alturas diferentes, sem a necessidade de intervenção do operador. É vantajoso para empresas que possuem paletes com altura variável. O sistema de estiramento de plástico é mecânico, e também não irá exigir a atenção constante do operador. Paletizadora Modelo:

PLTZ-A

O modelo PLTZ-A é indicado para cargas consideradas altas até 2000 kg. É uma máquina de médio custo e de alto benefício. As potencias são altas e a estrutura é reforçada. É fornecida em três alturas diferentes, 2000mm, 2500mm e 3000mm. Este modelo possui detector de altura automático, ou seja detecta automaticamente paletes com alturas diferentes, sem a necessidade de intervenção do operador. É vantajoso para empresas que possuem paletes com altura variável. O sistema de estiramento de plástico é mecânico, e também não irá exigir a atenção constante do operador. Paletizadora Modelo:

PLTZ- Modelo em "E"

O modelo PLTZ-E é indicado para cargas de até 1500 kg. É uma máquina de médio custo e de alto benefício. As potencias
são altas e a estrutura é reforçada. É fornecida em três alturas diferentes, 2000mm, 2500mm e 3000mm. Este modelo possui
de altura automática, ou seja, detecta automaticamente paletes com alturas diferentes, sem a necessidade de intervenção do operador. É vantajoso para empresas que possuem paletes com altura variável. O sistema de estiramento de plástico é elétrico ou mecânico e também não irá exigir a atenção constante do operador. Não é necessário rampa de acesso ou desnível no solo para o uso da paleteira comum.

Sistema de comando digital:

Nos modelos que possuem comando digital, toda a máquina pode ser controlada pelo CLP (controlador logico programável) além de possuir uma interface amigável (IHM). E possível escolher entre 2 modos de programação. (Quantidade de voltas na base e no topo diferentes) ou (quantidade de voltas e quantidade de ciclos) Ainda é possível controlar a velocidade do disco, velocidade do carro porta bobina e velocidade do dispensador de plástico quando houver.

Estiramento mecânico:

O processo de estiramento mecânico ocorre através de embreagem mecânica, freando a bobina de plástico. Assim quando o pallet gira acaba forçando o plástico a se esticar. Utilizando o próprio pallet para tencionar o filme. Não será possível utilizar este sistema em cargas leves e altas.

 

Pré estiramento eletrônico:

Como diz o nome o pré-estiramento, estica o plástico antes que ele chegue ao pallet. Este processo ocorre em um compartimento por onde passamos o plástico. Neste compartimento existe um conjunto de polias com velocidades deferentes que enticam o plástico entre si. O filme stretch chega ao pallet já esticado, sem causar tensão a carga. A característica do filme stretch de qualidade é sua elasticidade, portanto ele vai tentar voltar a seu tamanho original e assim ará apertar e firmar a carga. A quantidade de tensão aplicada pode ser controlada por potenciômetro.

 

Uma pergunta frequente sobre sistemas de pré estiramento para paletizadoras. Qual sistema escolher?

A - Estiramento Freio Mecânico  

B - Pre-estiramento parcial 

C - Pre-estiramento total 

 

Possuímos 3 modelos de suporte para bobina plástica, geralmente indicamos o que melhor irá funcionar no trabalho sugerido.

Isto porque, o que garante o estiramento é o próprio plástico e não a máquina ou seu sistema. Vamos esclarecer. Supondo que vá utilizar um plástico stretch Virgem com espessura de 25 micras, que possui a característica elástica para esticar até 300% antes de arrebentar.
Independentemente de ser puxado manualmente ou por uma máquina.... a característica e a mesma pois o plástico é o mesmo...

Então porque existem diferentes tipos de pré-estiramento nas maquinas?
Por causa da fragilidade, peso e altura da carga!

A - Supondo que vamos envolver uma carga de 800kg  a 2000kg – contendo caixas de papelão a uma altura de 0,5m a 1,8m – (Estiramento Freio Mecânico  ) ao girar, o próprio palete puxa o plástico da bobina que esta mecanicamente freada, oferecendo resistência suficiente para esticar e até mesmo romper, se o plástico for fraco ou se frear de mais.

B -  Supondo que vamos envolver uma carga de 500 kg - contendo caixas de papelão  a uma altura de 2,8m – (Pre-estiramento parcial) ao girar, o próprio palete puxa o plástico da bobina que esta mecanicamente freada, mas é auxiliado por um motor preso a um cilindro emborrachado, para reduzir a pressão causada na carga, que por ser alta e leve, poderia ceder com a força do plástico,  oferecendo resistência suficiente para esticar e até mesmo romper, se o plástico for fraco ou se frear de mais.

C-  Supondo que vamos envolver uma carga de 250 kg - contendo bandejas de isopor a uma altura de 2,5m – (Pre-estiramento total  - freio mecânico + Motor de tração + cilindros emborrachados + sistema de engrenagens) ao girar,  o palete puxa o plástico do sistema de pre estiro, este sistema complexo estica o plástico em seu compartimento, fazendo que quando chega ao palete, exerça o mínimo que força contraria, para reduzir a pressão causada na carga, que por ser leve, poderia ceder ou danificar com a força do plástico contraria do próprio plástico.

 

Pressor de topo:

Quando a carga for muito leve ou alta, será necessário a utilização de um apoio superior para manter a estabilidade enquanto gira. Este componente é um acessório e deve ser solicitado separadamente.

Proteções NR-12:

Para indicar a proteção NR-12, é necessário um estudo da aplicação. A Análise do processo, carga e descarga, ambiente de trabalho, pessoas etc. Em geral, a paletizadora deve ser totalmente cercada com telas metálicas. A frente ou a lateral (acesso) pode possuir portão mecânico ou cortina de luz ou portão sanfonado. O quadro de comando por padrão, em todos os modelos de paletizadoras LEMAQUI já estão adequados as normas. O quadro de comando deve ficar do lado de fora do enclausuramento e permitir que o operador tenha uma visão limpa da parte interna e certifique-se que não há pessoas dentro do perímetro de proteção.

 

O que é Pré Estiramento?

Estiramento é o ato de esticar o filme stretch. Com o sistema de Pré-Estiramento, o filme stretch é esticado antes de entrar em contato com o palete. Este processo é feito através de um sistema eletromecânico que utiliza variações nas velocidades dos cilindros, por onde o filme percorre após a saída da bobina.
 

Quais requisitos elétricos são necessários para instalação de uma Paletizadora?

Para a alimentação de qualquer equipamento elétrico, sempre é necessário uma rede adequada e planejada. Que irá suprir as potências exigidas. A paletizadora Lemaqui consome quando em uso um pico de 2000 watts. Pode ser alimentada por rede trifásica ou monofásica 220/380 volts. Para utilização de outras voltagens um técnico deverá ser consultado. Por padrão a tomada de alimentação será de 16 amperes e 5 pinos (3F + 1N + 1T).

Saiba mais sobre filme Stretch:

O material de insumo mais utilizado com a Máquina Envolvedora será o filme de plástico Stretch. Este plástico possui alta resentencia mecânica, ou seja, pode ser esticado, e se for de boa qualidade em até 300%. O filme Stretch possui elasticidade, então sua composição molecular tende a retornas ao estado original. Por isso é ideal para utilizar em maquinas Paletizadoras. Se a quantidade a ser embalada for alta e o calculo de voltas e estiramento for bem feito, será possível fazer uma economia significativa nos processos de embalagem e qualidade.

Qual é o espaço ideal para a instalação da Máquina Paletizadora?

As medidas da base são Largura 1500 mm, Comprimento 3000 mm, Altura conforme a torre (1500 mm a 3000mm. A altura do prato ao piso é de 100 mm. Pode ser embutida no piso, com ou sem Rampas de acesso. Tudo irá variar de acordo com o processo da sua empresa. Quando for utilizar rampas de devemos somar 1500 mm na posição onde será colocada. Lembre-se o palete sempre irá parar na mesma posição em que foi colocado. Portanto poderá ser carregado pela Direita, esquerda ou frente. Nossa maquina possui entrada para garfos e patolas. Isso significa que poderemos alimentar com empilhadeira elétrica patolada ou manual patolada.

Sistemas e Sensores:

Um sistema de controle indexador faz com que o palete sempre pare na mesma posição que iniciou (sensor do prato - sensor eletrônico indutivo tambem faz as contagens de vlotas), evitando manobras do operador e otimizando o tempo de trabalho. Um sensor que detecta a altura final da embalagem (sensor foto eletrico), este sistema permite a paletização de embalagens com diferentes alturas, sem a necessidade de outras regulagens. A mesa giratória possui arranque e parada suave. Sensores para detecção de altura de torre (chaves fim de curso industriais)  

 

Especificações Técnicas
Componentes Elétricos e eletrônicos
100% Nacional
Acabamento
Pintura Epóxi - Eletrostática
Estrutura
Chapas em aço SAE - 1023
Comprimento Base
3.000 mm
Altura da Torre
1500 / 2000 / 2500 / 3000 mm - Ver modelo
Altura Máxima da Envolvedora
1500 / 2000 / 2500 / 3000 mm - Ver modelo
Altura Inicial de Envolvimento
60 mm
Capacidade de Paletes/h
30 paletes
Capacidade de Carga
500 / 1.500 / 2000 kg - Ver modelo
Diâmetro da Plataforma
1.500 mm
Velocidade da Plataforma
12 RPM
Fique por dentro das novidades